Um dia ensolarado na Escuela de Equitación Regimento Granaderos, em Quillota, no Chile: esse foi o palco do primeiro dia (31.10) de disputas do Pan-Americano de Salto 2023. O Brasil começou a disputa na liderança por equipes, com Marlon Zanotelli e Pedro Veniss em dobradinha com as duas melhores colocações individuais do dia. A parcial por equipe segue com Colombia, Canada, Argentina, e Estados Unidos, que surpreendeu negativamente neste início de campeonato.
O primeiro brasileiro a entrar em pista foi Pedro Veniss e Nimrod de Muze Z, que concluiu o percurso com um excelente tempo por seu trajeto, abrindo a disputa com zero e a liderança parcial para o Brasil. “O cavalo saltou bem, tudo saiu como planejamos. Só do 1 para o 2 que, se eu tivesse que fazer de novo, talvez faria com um lance a mais. Mas obrigado a todos pela torcida!”, comentou o cavaleiro.
Pedro Veniss e Nimrod de Muze Z
(Nabab de Reve x Heroine de Muze por Tinka's Boy), 2011
Stephan Barcha e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio fizeram um ótimo percurso, mas tiveram uma falta na saída do duplo, que lhe rendeu uma penalidade no tempo. “Uma pena, hoje não era um dia que me favorecia, da prova de caça. Mantive ela com bom temperamento pra Copa. A falta aconteceu, mas vamos corrigir pra amanhã. O tempo era bom o suficiente pra estar entre os primeiros”, comentou o cavaleiro que segue com boas expectativas para amanhã.
Stephan Barcha e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio (Calvaro Z x HFB Primaluna por Paroli), 2011
Marlon Zanotelli, atual campeão Pan-Americano, foi o terceiro brasileiro a entrar na pista e o melhor colocado do primeiro dia de Pan. Sua montada somente há 8 meses, Deesse de Coquerie, demonstrou muita qualidade e boa vontade, além de ser uma égua rápida. “Com certeza foi muito bom. Minha égua é naturalmente muito rápida, eu a conheço um pouco das provas de velocidade, então eu sabia onde podia tomar um pouco dos riscos. É uma égua que parece muito com a Like a Diamond, então foi amor à primeira vista. O mais importante agora é a equipe. Vamos manter a concentração que tem muita coisa pra rolar”, disse o cavaleiro após sua apresentação.
Marlon Zanotelli e Deesse de Coquerie (Consul de la Vie Z x Girl de Coquerie por Papillon Rouge), 2013
A última apresentação brasileira foi do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, com Major Tom. O conjunto se apresentou com precisão, mas cometeu uma falta, sendo o descarte da equipe no dia de hoje. “O erro foi meu, virei perto como era o plano, mas chegou com a distância um pouco dentro e eu apertei pra vara de trás. Ele estava saltando alto, respeitando muito os saltos, deu uma pegada no posterior. Mesmo assim, terminou bem, com confiança. Era uma prova mais delicada pra mim, é o primeiro campeonato dele e como saímos rápido no primeiro dia, ele estava se segurando um pouco”, comentou.
Rodrigo Pessoa e Major Tom (Vagabond de la Pomme x Uphdim van de Puitvoet por Heartbreaker), 2013
Amanhã (01.11), acontece a definição da disputa por equipes. Porém, os resultados ainda podem mudar bastante, já que é um dia com dois percursos para cada cavaleiro. “Amanhã a gente tem duas passagens, vamos descansar bem os cavalos e obviamente estamos em uma boa posição, mas agora é fazer zero. Temos oito pistas amanhã, seis vão contar. Muita coisa pra acontecer ainda”, disse Rodrigo Pessoa.
Rodrigo também comentou brevemente sobre a atuação do time dos Estados Unidos, que teve uma estreia pior do que o esperado por todos: “a surpresa realmente foi os EUA, que não abriram tão bem, mas se eles abriram essa brecha vamos buscar aproveitar a oportunidade”.
Na quarta-feira, a primeira volta começa às 11h00, e a segunda às 14h30 (horário de Brasília). É possível acompanhar a transmissão das provas pelo YouTube, no canal da CazeTV ou do Canal Olímpico Brasil.
Confira mais fotos da disputa de hoje no Instagram da 2clac.
Comments